VOCÊ CONHECE O NOVO SISTEMA “FGTS DIGITAL”, IMPLEMENTADO NESTE MÊS?
A grande maioria dos trabalhadores brasileiros contribuem mensalmente com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) visando um dia poder desfrutar de seus benefícios, vez que o FGTS proporciona para o trabalhador a possibilidade de seu saque em caso de aquisição da casa própria, demissão sem justa causa ou aposentadoria.
Para recolhimento e saque do FGTS, tradicionalmente, há uma certa burocracia, entretanto, com o avanço da tecnologia diversas plataformas e sistemas vem sendo desenvolvidos, inaugurando uma versão de FGTS digital que busca facilitar a vida do cidadão brasileiro e das empresas.
O FGTS digital, implementado dia 01/03/2024, traz diversas novidades, tais como, a simplificação no processo de recolhimento, além da integração do eSocial e FGTS, gerando uma maior segurança nas informações presentes nesses dois sistemas e diminuindo suas divergências.
A integração vai ocorrer da seguinte forma: as empresas prestarão suas informações ao eSocial, que retransmitirá à Caixa, sendo a Caixa o Agente Operador responsável por receber os recolhimentos feitos e vincular à conta do trabalhador, tudo isso pelo sistema FGTS digital.
Uma melhoria significante trazida pelo sistema será a possibilidade de recolhimento do FGTS via Pix, de modo que a transação será realizada em tempo real, podendo ser feita a qualquer dia e hora, evitando a demora de compensação que os bancos costumam ter ao realizar esse tipo de transferência, e, consequentemente, otimizando esse processo.
Dessa forma, para você que é empregador ou empregado, essa novidade do Ministério do Trabalho e Emprego vem como uma forma de facilitar todo o processo de recolhimento e saque do FGTS, tornando esse processo mais célere, otimizado e dinâmico. O acesso à plataforma deve ser realizado com seu CPF, através de sua conta no gov.br (confira https://fgtsdigital.sistema.gov.br/).
Por Bruna Caputo